Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14645
metadata.dc.type: TCC
Title: Drogadição e o ambiente educacional: uma análise na perspectiva do paradigma da proteção integral e dos instrumentos normativos das políticas públicas pertinentes
Authors: Ferreira, Lorena Emídio Barbosa
metadata.dc.identifier.orientador: Souza, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de
Abstract: O artigo tratou da drogadição no ambiente escolar do ensino fundamental e as políticas públicas correlatas, sob o viés do paradigma da proteção integral. Realizou- se uma contextualização sobre o uso abusivo de substância entorpecente, por meio de estudos desenvolvidos pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Foram abordados os princípios que informam o paradigma da proteção integral, orientadores das políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente. Na sequência, foram apresentados aspectos em relação às políticas públicas nacionais da área educacional e de enfrentamento às drogas. Para, ao final, concluir que, embora o conjunto normativo seja adequado para o tratamento do problema, ainda se verifica inconsistências nas políticas públicas que aparentam se situar na integração dessas políticas e da capacitação dos atores que lidam com crianças e teenagers.
Keywords: Educação infantil
Drogas no ambiente escolar
Políticas públicas
Proteção integral à criança
Citation: FERREIRA, Lorena Emídio Barbosa. Drogadição e o ambiente educacional: uma análise na perspectiva do paradigma da proteção integral e dos instrumentos normativos das políticas públicas pertinentes. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14645
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21154835 Lorena Ferreira.pdf439.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.