Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14683
metadata.dc.type: TCC
Title: A inconstitucionalidade da execução provisória da pena pelos réus condenados a pena igual ou superior a 15 anos no tribunal do júri: uma análise acerca do dispositivo legal inserido pela Lei nº 13.964/2019
Authors: Sales, Alessandra Cordeiro
metadata.dc.identifier.orientador: Bastos , Marcus Vinícius Reis
Abstract: A Lei 13.694/2019 acrescentou ao artigo 492, inciso I, do Código de Processo Penal, a alínea “e”, que passou a estabelecer que ao emitir a sentença o magistrado competente deverá encaminhar o réu à prisão para que execute antecipadamente a pena, nos casos do Tribunal do Júri em que houver condenação a pena igual ou superior a 15 anos. Entretanto, deve se observar se tal dispositivo se encontra de acordo com aquilo que se encontra previsto na Constituição Federal, que estabelece o princípio da presunção de inocência, em seu artigo 5º, LVII. Sendo assim, o presente artigo visa realizar a análise do novo dispositivo à luz da Constituição Federal, para que se explique a constitucionalidade ou a ausência desta.
Keywords: Direito penal
Direito processual penal
Presunção de inocência
Prisões cautelares
Execução provisória da pena
Citation: SALES, Alessandra Cordeiro. A inconstitucionalidade da execução provisória da pena pelos réus condenados a pena igual ou superior a 15 anos no tribunal do júri: uma análise acerca do dispositivo legal inserido pela Lei nº 13.964/2019. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14683
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandra Sales 21600063.pdf328.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.