Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14757
metadata.dc.type: TCC
Title: A taxonomia de Bloom aplicada ao ensino do direito: uma proposta de docência fundada na perseguição dos diversos objetivos instrucionais do processo cognitivo
Authors: Flor, José Rogério Pereira
metadata.dc.identifier.orientador: Garcia, Luiz Emílio Pereira
Abstract: A aprendizagem na dimensão cognitiva envolve processos mentais de diferentes níveis, desde os mais simples aos mais complexos. O domínio de técnicas pedagógicas específicas racionaliza o ensino e facilita o alcance de todos esses níveis instrucionais. A Taxonomia de Bloom abrange essas técnicas, pois seu cerne é a classificação dos objetivos educacionais em patamares hierarquizados, de acordo com a complexidade dos processos psicológicos esperados do aluno, e a indicação dos caminhos para atingir cada um deles. No ensino jurídico, é imperiosa a perseguição sistemática dos objetivos cognitivos superiores, pois o Direito, por sua natureza, exige intrincadas abstrações dos seus operadores. Este artigo tem como objetivo apresentar a Taxonomia de Bloom, tradicional e revisada, na perspectiva dos processos cognitivos, como uma valiosa ferramenta de planejamento de ensino e aprendizagem, e demonstrar sua utilidade (benefícios) e aplicabilidade ao Ensino do Direito.
Keywords: Ensino do Direito
Taxonomia de Bloom
Objetivos instrucionais
Processo cognitivo
Níveis de aprendizagem
Perseguição de objetivos
Publisher: UniCEUB
Citation: FLOR, José Rogério Pereira. A taxonomia de Bloom aplicada ao ensino do direito: uma proposta de docência fundada na perseguição dos diversos objetivos instrucionais do processo cognitivo. 2020. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14757
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Flor - 21605254.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.