Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15209
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Da distinção entre vícios formais e materiais no lançamento de ofício para efeito da contagem do prazo decadencial: análise crítica da Jurisprudência do CARF"
Authors: Oliveira, Rycardo Henrique Magalhães de
Abstract: Trata-se de trabalho de pesquisa, tendo por desígnio a apreciação de aspectos atinentes ao lançamento tributário, que corresponde a atividade administrativa de constituir o crédito tributário, tratando-se de ato administrativo de constatação da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. Outrossim, mister analisar as modalidades que compõem o ato administrativo de lançamento, sendo estes instrumentos essenciais ao estabelecer a obrigação tributária, visto que norteiam a atividade da autoridade fiscal, bem como o grau de participação do contribuinte ao procedimento fiscal. Ademais, não há como mencionar lançamento tributário, sem, contudo, reportar-se aos pressupostos a este inerentes. Aos atos administrativos de lançar, incumbe o dever de observância aos requisitos legais, imprescindíveis a sua existência e validade, proporcionando liquidez e certeza a obrigação fiscal. Logo, o objetivo central deste estudo repousa sob os institutos legais do lançamento fiscal, averiguando diversos aspectos intrínsecos daquele ato administrativo, oportunizando amplo panorama acerca da matéria, bem como a visão doutrinária e jurisprudencial a propósito dos temas contemplados no trabalho.
Keywords: Direito tributário
Lançamento tributário
Pressupostos do lançamento tributário
Vícios no lançamento
Citation: OLIVEIRA, Rycardo Henrique Magalhães de. Da distinção entre vícios formais e materiais no lançamento de ofício para efeito da contagem do prazo decadencial: análise crítica da Jurisprudência do CARF". 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15209
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61650029 - Rycardo Oliveira.pdf755.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.