Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15438
metadata.dc.type: Livro
Title: Orientações inclusivas aos docentes
Authors: NAD, Núcleo de Apoio ao Discente
Abstract: O Programa Núcleo de Apoio ao Discente – NAD, realiza atendimento psicopedagógico especializado, formação continuada, como cursos de Libras básico, intermediário e avançado, de ledor, transcritor, descritor, oficinas de estudos aos colaboradores, encontro de inclusão social, apresentações em semanas pedagógicas, participação nas avaliações do MEC, apoio na aplicação das provas da Avaliação Multidisciplinar Cumulativa - AMC, elaboração de material didático que auxilie professores, alunos e colaboradores, seleção de intérpretes em Libras, e dentre outras atividades. O diferencial desta proposta encontra-se no trabalho desenvolvido por uma instituição particular de ensino superior que enfoca a articulação entre professores e alunos. Promove-se a troca de experiências entre os estudantes assistidos pelo NAD e o trabalho voluntário, em busca do atendimento à diversidade e ao respeito às diferenças, colocando em prática um dos princípios do CEUB. Assim, viabiliza-se a integração dos alunos e a construção de um caminho de responsabilidade social de dentro para fora da instituição, ressaltando-se a formação continuada de professores por meio do conhecimento científico. A promoção da inclusão social requer o reconhecimento da diversidade de raça, gênero, idade e deficiência, presente na sociedade e que, historicamente, está associada às situações de desigualdade. Cabe às políticas públicas promover atenções próprias que considerem a diversidade de interesses e necessidades para promover igualdade de oportunidades. Cada um dos indivíduos tem que ser respeitado em suas especificidades. Cada setor de atendimento do NAD é responsável por projetos institucionais específicos de acordo com a fusão realizada dos núcleos NAD e NIVA, proposta pela Diretoria Acadêmica do CEUB, juntamente com a Assessoria de Extensão e Integração Comunitária. Assim, as ações desenvolvidas pelo NAD são: acolher os estudantes de forma afetiva e respeitosa, promover a inclusão, a acessibilidade e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; aperfeiçoar e acompanhar as ações de acessibilidade; incentivar a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais; eliminar barreiras arquitetônicas; propiciar condições para utilização, com segurança e autonomia total ou assistida, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte, dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação para pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Conhecer o cotidiano acadêmico dos estudantes com necessidades educacionais especiais é fundamental para compreender as reais demandas desses alunos. Falar em acessibilidade, mobilidade, inclusão, condições para acesso não se aplica apenas à eliminação de barreiras arquitetônicas, ao mobiliário adequado ou ao uso de tecnologias de ponta. O NAD do CEUB tem um diferencial importante: a afetividade no acolhimento e no tratamento ao aluno. Recebê-lo com amor fraterno, carinho, sorriso nos lábios, contato corporal respeitoso, escuta atenta e receptiva é essencial para a inclusão do estudante no âmbito acadêmico, suavizando a passagem de uma realidade a outra, conquistando sua confiança nas pessoas que o acolhem e no trabalho do setor.
Keywords: Núcleo de Apoio ao Discente
NAD/CEUB
Alunos especiais
Inclusão social
Cartilha NAD
Citation: NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE. Orientações inclusivas aos docentes. Brasília: CEUB, 2021.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15438
Issue Date: 2021
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CartilhaNAD_2021_v3.pdf974.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.