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metadata.dc.type: TCC
Title: Direito à escolarização: uma análise do RE 888.815/RS e da Lei nº 6.759/2020 do Distrito Federal
Authors: Nóbriga, Sophia Borges
metadata.dc.identifier.orientador: Anna Luiza de Castro Gianasi
Abstract: Direito à escolarização: uma análise do RE 888.815/RS e da Lei nº 6.759/2020 do Distrito Federal. A baixa colocação do ensino brasileiro no ranking internacional é sinal de alerta sobre a escolarização do país. A educação clama por atenção, seja por meio da intervenção estatal ou por meio do ensino domiciliar, todavia a falta de legislação federal prejudica o desenvolvimento deste método adotado por cerca de 35 mil crianças e jovens no Brasil. Dessa forma o presente trabalho abordará a disposição do ordenamento jurídico brasileiro em sua forma hierarquizada para, a partir dessa organização, será apresentado o conceito da educação, os princípios constitucionais que a norteiam juntamente com o papel do Estado em face dessa atividade de formação de crianças e jovens. Na sequência abordar-se-á um emblemático caso julgado pelo Supremo Tribunal Federal acerca do ensino domiciliar (homeschooling). Posteriormente, será apresentado legislação infraconstitucional recente sobre a lei do ensino domiciliar no Distrito Federal. Por fim, será tratada a importância da educação na formação do ser humano em sua integralidade, objetivando-se não defender uma metodologia educativa em detrimento de outra, mas preocupando-se com a formação na totalidade do sujeito de direito. Adotou-se como metodologia de pesquisa o método de abordagem de análise do discurso jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal, doutrinário e legislativo.
Keywords: Educação
Direito social
Constituição Federal
Princípios
Estudo conteudista
Eficácia
Supremo Tribunal Federal
Ensino domiciliar
Homeschooling
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15665
Issue Date: 2021
Appears in Collections:DIR - Graduação

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