Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878
metadata.dc.type: TCC
Title: Experiências estéticas, diversidade e formação ética no contexto escolar
Authors: Santos, Verônica Laís Barcelos dos
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: O presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Esse estudo demonstrou-se relevante pelo fato de as sociedades atuais serem perpassadas pela desigualdade e exclusão social, revelando uma realidade de privação e inacessibilidade de grande parcela da população a direitos básicos, como alimentação, educação e saúde. Nesse sentido, no contexto escolar, a educação inclusiva apresenta-se como ferramenta de transformação da realidade social, pois objetiva a garantia do direito de todos/as à educação, bem como a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de ensino médio do Distrito Federal - DF. Os resultados indicaram que os professores/as entrevistados/as reconhecem a importância da promoção das experiências estéticas em sala de aula como alternativa para complementar os conhecimentos científicos, possibilitando a articulação dessa modalidade do saber com outras expressões e visões de mundo. Os resultados também indicaram que os/as três entrevistados/as acreditam que a arte, enquanto expressão humana, rompe com os paradigmas e tabus tão presentes nas sociedades, sendo instrumento fundamental para a abordagem em sala de aula de temas como racismo, homossexualidade, intolerância religiosa etc. Faz-se necessária a realização de outros estudos para que se investigue e compreenda, de forma mais ampla, o posicionamento de professores/as acerca deste tema.
Keywords: Diversidade
Identidade
Preconceito
Experiências estéticas
Contexto escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878
Issue Date: 2021
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21852345.pdf252.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.