Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16158
metadata.dc.type: TCC
Title: A análise do consumo de alimentos de origem animal sob a luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030
Authors: Santos, Ana Carolina Coelho
metadata.dc.identifier.orientador: Lilian Rose Lemos Rocha
Abstract: A necessidade de buscar o desenvolvimento sustentável para que seja possível uma vida digna à humanidade é consenso no cenário internacional. Assim sendo, para alcançar esse propósito, foram traçados objetivos de desenvolvimento sustentável na Agenda 2030, que sucede a Declaração do Milênio, a qual foi próspera em trazer diversos progressos para a humanidade. O consumo de alimentos de origem animal, por sua vez, cresceu no último século, com perspectivas de crescimento consideráveis para até o fim da década. Dessa forma, o presente trabalho se debruça nos impactos ambientais, perpassando os sociais e econômicos, dos meios utilizados na produção dos alimentos de origem animal, necessários a atender a demanda crescente, de modo a verificar sua consonância com o estabelecido no ordenamento jurídico internacional, mais especificamente, na Agenda 2030, sobre o desenvolvimento sustentável. Assim, começa-se com uma análise da formulação da Declaração do Milênio e Agenda 2030, os objetivos alcançados pela primeira e os legados trazidos que restaram para a segunda; examinando-se também o padrão alimentar ao longo da história da humanidade, demonstrando a centralidade dos alimentos de origem vegetal e apenas uma recente ascensão e centralidade dos alimentos de origem animal; analisando-se, ainda, as projeções de crescimento do consumo dos alimentos de origem animal e seus impactos para o alcance às metas da Agenda 2030, que tem o intuito de atingir o desenvolvimento sustentável. Conclui-se, ao final, após o cotejo dos impactos verificados e as metas trazidas na agenda global atual, que há uma dissonância entre ambos, figurando necessária uma mudança do padrão alimentar atual, que reflete a cultura em vigor, para se alcançar o desenvolvimento sustentável e uma vida digna à humanidade. Para atingir os objetivos, fez-se um levantamento bibliográfico e documental sobre os hábitos alimentares e impactos dos meios de produção agrícola, bem como do cenário em que ocorreram as formulações das agendas globais em comento, tanto no âmbito do direito internacional como da antropologia, biologia e economia; tendo sido analisada a Declaração do Milênio e da Agenda 2030, as projeções de crescimento para o consumo de alimentos de origem animal e seus impactos ambientais.
Keywords: Alimentos de origem animal
Agenda 2030
Desenvolvimento sustentável
Citation: SANTOS, Ana Carolina Coelho. A análise do consumo de alimentos de origem animal sob a luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. 2022. Monografia (Especialização em Novas Tendências do Direito Público) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília , Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16158
Issue Date: 2022
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Novas tendências do direito público

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Coêlho Santos.pdf681.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.