Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16592
metadata.dc.type: TCC
Title: O brincar e suas implicações no processo de desenvolvimento cognitivo na educação infantil
Authors: Borges, Jonathan Luiz dos Santos
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Paula Sampaio Barbosa
Abstract: Brincar não é um mero passatempo. Vários autores apresentam essa ação como parte importante da aprendizagem e do desenvolvimento. Ainda assim, percebe-se que nem todas instituições inserem o brincar na educação infantil. Portanto, o objetivo do artigo foi compreender como o brincar pode estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada em autores como Piaget, Wallon, Vygotsky. Evidenciou-se que o brincar é uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento infantil, direcionando o modo como a criança se conhece, interage com o mundo, e aprende no contexto cultural. Uma ação que desenvolve capacidades importantes, como: a motricidade, sociabilidade, raciocínio lógico, curiosidade, atenção, memória, imaginação e criatividade.
Keywords: Educação infantil
Aprendizagem
Brincar
Desenvolvimento infantil
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16592
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72000252.pdf210.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.