Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16592| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | O brincar e suas implicações no processo de desenvolvimento cognitivo na educação infantil |
| Authors: | Borges, Jonathan Luiz dos Santos |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Paula Sampaio Barbosa |
| Abstract: | Brincar não é um mero passatempo. Vários autores apresentam essa ação como parte importante da aprendizagem e do desenvolvimento. Ainda assim, percebe-se que nem todas instituições inserem o brincar na educação infantil. Portanto, o objetivo do artigo foi compreender como o brincar pode estimular a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada em autores como Piaget, Wallon, Vygotsky. Evidenciou-se que o brincar é uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento infantil, direcionando o modo como a criança se conhece, interage com o mundo, e aprende no contexto cultural. Uma ação que desenvolve capacidades importantes, como: a motricidade, sociabilidade, raciocínio lógico, curiosidade, atenção, memória, imaginação e criatividade. |
| Keywords: | Educação infantil Aprendizagem Brincar Desenvolvimento infantil |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16592 |
| Issue Date: | 2023 |
| Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72000252.pdf | 210.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.