Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16596
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência dos jogos didáticos e das brincadeiras no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Pedrosa, Thaís Stefanne Barros
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Paula Sampaio Barbosa
Abstract: É por meio do jogo e da brincadeira que as crianças interagem com o mundo, para elas o brincar é sinônimo de diversão e aprendizagem, portanto, é possível afirmar que a brincadeira e o jogo são ferramentas didáticas estratégicas para a promoção do ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula de forma a garantir uma educação de qualidade que promova aprendizagens significativas. Este artigo abordará sobre o ensino tradicional da matemática e como transformá-los de forma gradativa em uma nova perspectiva da educação matemática, com metodologias ancoradas em jogos e brincadeiras e outras estratégias de aprendizagem ativa. Também serão abordados os principais conceitos de jogos didáticos e brincadeiras, bem como, sua diferenciação entre jogos tradicionais e o brincar livre, e ainda de como utilizá-los como ferramentas de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discorrem e pesquisam sobre o tema.
Keywords: Aprendizagem
Jogos didáticos
Brincadeira
Ensino de matemática
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16596
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
71950874.pdf213.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.