Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16596
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A influência dos jogos didáticos e das brincadeiras no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Pedrosa, Thaís Stefanne Barros |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Paula Sampaio Barbosa |
Abstract: | É por meio do jogo e da brincadeira que as crianças interagem com o mundo, para elas o brincar é sinônimo de diversão e aprendizagem, portanto, é possível afirmar que a brincadeira e o jogo são ferramentas didáticas estratégicas para a promoção do ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula de forma a garantir uma educação de qualidade que promova aprendizagens significativas. Este artigo abordará sobre o ensino tradicional da matemática e como transformá-los de forma gradativa em uma nova perspectiva da educação matemática, com metodologias ancoradas em jogos e brincadeiras e outras estratégias de aprendizagem ativa. Também serão abordados os principais conceitos de jogos didáticos e brincadeiras, bem como, sua diferenciação entre jogos tradicionais e o brincar livre, e ainda de como utilizá-los como ferramentas de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discorrem e pesquisam sobre o tema. |
Keywords: | Aprendizagem Jogos didáticos Brincadeira Ensino de matemática |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16596 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
71950874.pdf | 213.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.