Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16603
metadata.dc.type: Artigo
Title: Experiências estéticas no contexto escolar: ferramenta para uma formação ética
Authors: Alvarenga, Júlia Cerqueira
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: Este artigo empírico tem como principal objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. A temática da pesquisa é relevante para identificar as potencialidades da arte para desconstruir preconceitos e colaborar para a construção de uma sociedade mais ética e empática. Em termos metodológicos, foi utilizada metodologia qualitativa e participaram da pesquisa três professores/as da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas três entrevistas individuais semiestruturadas virtuais com o uso de imagens e, para a análise dos dados, foi utilizado o método da análise de conteúdo em sua vertente temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que os/as professore/as entrevistados/as consideram que a arte pode contribuir para uma formação mais ética e igualitária. Os recursos artísticos devem ser explorados nas escolas a fim de instigar a reflexão e o pensamento crítico, na intenção da desconstrução de preconceitos e práticas discriminatórias. Ficou evidente, a partir dos resultados, que a inserção de materiais artísticos no contexto escolar, juntamente com a adoção de práticas dialógicas, pode ser bastante promissora na direção da construção de uma Cultura de Paz.
Keywords: Preconceito
Cultura de paz
Experiências estéticas
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16603
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf578.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.