Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16631
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A perspectiva de professores/as universitários/as a respeito das políticas de inclusão racial no ensino superior |
Authors: | Figueira, Lucas de Vasconcelos |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Flávia do Amaral Madureira |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção de professores/as universitários/as a respeito da política das cotas de inclusão racial no ensino superior. A pesquisa buscou compreender suas percepções sobre os/as alunos/as que utilizam do sistema de cotas para ingressar no ensino superior, possibilidades e desafios desse sistema e, por fim, seus conhecimentos e percepções sobre questões como o racismo estrutural e a meritocracia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Participaram da pesquisa cinco professores/as universitários/as de variados cursos, sendo um professor de uma instituição de ensino superior pública e os/as demais de faculdades particulares. Foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. No processo de transcrição das entrevistas, foram elaboradas três categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicaram que, em relação ao racismo, a maioria dos/as professores/as se apropriam do tema sem nenhuma leitura ou aprofundamento, tomando por base apenas suas vivências. Quanto à visão dos/as participantes sobre os/as alunos/as cotistas, as opiniões foram variadas, entre acreditar que estão aptos/as e não estão aptos/as para o ingresso do ensino superior. Apesar de apresentarem algumas críticas relacionadas ao sistema, os/as professores/as foram unânimes em defender que o sistema de cotas é necessário para remediar uma das consequências do racismo, que é a dificuldade de acesso ao ensino superior. |
Keywords: | Políticas afirmativas Políticas de inclusão racial |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16631 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lucas de Vasconcelos Figueira.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.