Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16874
metadata.dc.type: TCC
Title: Construção de modelos alternativos e de baixo custo para o ensino de botânica na educação básica
Authors: Alencar, Jéssyca Soares
metadata.dc.identifier.orientador: Roni Ivan Rocha de Oliveira
Abstract: O ensino de ciências e biologia na educação básica é de extrema importância para a formação educacional e social. Sabe-se que as aulas de biologia são por diversas vezes, expositivas, fazendo com que se tornem apenas de memorização dos conceitos estudados. Uma estratégia metodológica que vem sendo bastante utilizada é o modelo didático, que pode ser definido como apresentação parcial de um objetivo, ideia, evento, com a finalidade de facilitar a visualização do aprendizado e explicação. Para a produção dos modelos, testamos diversos materiais reciclados, porém, alguns não trouxeram um resultado satisfatório. Os modelos produzidos têm limitações quanto ao seu uso, porém, é a abordagem que mais aproxima os alunos da real estrutura do objeto de estudo. Diante destas considerações o presente trabalho teve como objetivo, produzir modelos didáticos tridimensionais de estruturas reprodutivas e vegetativas das plantas (folha, flor, fruto, semente e raiz), com materiais de fácil acesso, baixo custo e/ou recicláveis, que auxiliem na aprendizagem botânica para a educação básica. Foram produzidos cinco modelos didáticos usando materiais de baixo custo e reutilizados, os mesmos possuem limitações quanto ao seu uso. Podem ser utilizados para introdução, demonstração e finalização dos conteúdos abordados, assim como serem usados para iniciar um novo conteúdo sobre a mesma estrutura. Os modelos não foram validados em sala da aula, porém, sabe ressaltar a importância da validação, para apontar possíveis erros, acertos e confirmar a eficácia dos mesmos em sala de aula.
Keywords: Recursos didáticos
Modelagem
Educação botânica
Ensino de organografia
Citation: ALENCAR, Jéssyca Soares. Construção de modelos alternativos e de baixo custo para o ensino de botânica na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16874
Issue Date: 2018
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21508483.pdf859.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.