Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16877
metadata.dc.type: TCC
Title: Flores de pano como modelo didático para o ensino inclusivo de botânica
Authors: Santos, Ana Lis Rangel dos
metadata.dc.identifier.orientador: Roni Ivan Rocha de Oliveira
Abstract: Neste trabalho abordamos o aprendizado sobre a reprodução das flores em uma escola inclusiva, onde alunos com deficiência visual, dislexia e/ou déficit de atenção, aprendem junto aos demais, ou seja, sem as mesmas condições e necessidades especiais dos primeiros. Para tal, propomos a diversificação dos recursos de ensino e aprendizagem, onde, frente a um leque de possibilidades, optamos por dedicar atenção aos modelos didáticos. O modelo didático proposto é de baixo custo e de simples produção, sendo utilizado pelo professor para a facilitaçãoda aprendizagem dos alunos, respeitando as diferenças e dificuldades comuns a cada ritmo de cada aluno, para que assim, possamter uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo estarem em uma situação de inclusão social, na sala de aula. Materiais encontrados em casa fazem parte da confecção deste modelo, assim como produtos de baixo custo e plantas reais, todos com o objetivo de aproximar às texturas da natureza em um modelo didático tátil, garantindo, ainda, que a flor seja portátil e reutilizável. Este modelo pode ser aplicado de inúmeras maneiras, dependendo da criatividade e intenções do docente e seus estudantes. O modelo final consta de materiais com diferentes tecidos e texturas, o que confere ao aluno com deficiência visual melhor entendimento do objeto de estudo, e contém cores específicas para cada estrutura estudada, o que chama a atenção do aluno com déficit de atenção (TDAH) e/ou dislexia.
Keywords: Deficiência visual
Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Dislexia
Ensino de biologia
Modelo tridimensional
Citation: SANTOS, Ana Lis Rangel dos. Flores de pano como modelo didático para o ensino inclusivo de botânica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16877
Issue Date: 2019
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21600204.pdf436.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.