Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16877
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Flores de pano como modelo didático para o ensino inclusivo de botânica |
Authors: | Santos, Ana Lis Rangel dos |
metadata.dc.identifier.orientador: | Roni Ivan Rocha de Oliveira |
Abstract: | Neste trabalho abordamos o aprendizado sobre a reprodução das flores em uma escola inclusiva, onde alunos com deficiência visual, dislexia e/ou déficit de atenção, aprendem junto aos demais, ou seja, sem as mesmas condições e necessidades especiais dos primeiros. Para tal, propomos a diversificação dos recursos de ensino e aprendizagem, onde, frente a um leque de possibilidades, optamos por dedicar atenção aos modelos didáticos. O modelo didático proposto é de baixo custo e de simples produção, sendo utilizado pelo professor para a facilitaçãoda aprendizagem dos alunos, respeitando as diferenças e dificuldades comuns a cada ritmo de cada aluno, para que assim, possamter uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo estarem em uma situação de inclusão social, na sala de aula. Materiais encontrados em casa fazem parte da confecção deste modelo, assim como produtos de baixo custo e plantas reais, todos com o objetivo de aproximar às texturas da natureza em um modelo didático tátil, garantindo, ainda, que a flor seja portátil e reutilizável. Este modelo pode ser aplicado de inúmeras maneiras, dependendo da criatividade e intenções do docente e seus estudantes. O modelo final consta de materiais com diferentes tecidos e texturas, o que confere ao aluno com deficiência visual melhor entendimento do objeto de estudo, e contém cores específicas para cada estrutura estudada, o que chama a atenção do aluno com déficit de atenção (TDAH) e/ou dislexia. |
Keywords: | Deficiência visual Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) Dislexia Ensino de biologia Modelo tridimensional |
Citation: | SANTOS, Ana Lis Rangel dos. Flores de pano como modelo didático para o ensino inclusivo de botânica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16877 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21600204.pdf | 436.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.