Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16880
metadata.dc.type: TCC
Title: Orientação sexual nas escolas: importância e barreiras enfrentadas pelos professores de ciências
Authors: Araujo, Stela Vasconcelos de Souza
Abstract: A orientação sexual é um tema transversal, que o Ministério da Educação e Cultura exige que seja trabalhado nas escolas. Por ser um tema que aborda temas como a sexualidade, e conhecimento do corpo pelos docentes, muitos pais questionam esse ensinamento, porque não orientam em casa e não querem que as escolas tratem da educação sexual por preconceito, religião, tabus e conservadorismo. Esta pesquisa tem como objetivo abordar o tema educação sexual pelo material científico já publicado correlacionando com o Parâmetro Curricular Nacional, explanando a importância e as barreiras enfrentadas por professores de ciências. Apesquisaédecunhoexploratórioe descritivo, realizada por meio de uma revisão de literatura. A literatura pesquisada demonstra que o começo das relações sexuais se tornou precoce. Porém, a discussão sobre a sexualidade no âmbito familiar e na escola não tem acompanhado essas transformações. Constatou-se que existem muitas escolas que não dão importância para o assunto, enquanto outras se preocupam em realizar palestras, informar e conversar com os pais sobre a importância da orientação sexual. Verificou-se a importância dos professores em tratar o tema orientação sexual para que os alunos possam refletir e tomarem cuidados para evitar consequências desastrosas como o aborto, a gravidez, as infecções sexualmente transmissíveis e preconceitos. Desse modo, os programas de educação sexual transmitidos pelas escolas devem cumprir um papel fundamental, já que permitem o diálogo e a circulação de informações sobre a sexualidade e assim, orientando os jovens.
Keywords: Orientação
Sexualidade
Docente
Discente
Família
Citation: ARAUJO, Stela Vasconcelos de Souza. Orientação sexual nas escolas: importância e barreiras enfrentadas pelos professores de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16880
Issue Date: 2019
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21605643.pdf154.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.