Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16880
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Orientação sexual nas escolas: importância e barreiras enfrentadas pelos professores de ciências |
Authors: | Araujo, Stela Vasconcelos de Souza |
Abstract: | A orientação sexual é um tema transversal, que o Ministério da Educação e Cultura exige que seja trabalhado nas escolas. Por ser um tema que aborda temas como a sexualidade, e conhecimento do corpo pelos docentes, muitos pais questionam esse ensinamento, porque não orientam em casa e não querem que as escolas tratem da educação sexual por preconceito, religião, tabus e conservadorismo. Esta pesquisa tem como objetivo abordar o tema educação sexual pelo material científico já publicado correlacionando com o Parâmetro Curricular Nacional, explanando a importância e as barreiras enfrentadas por professores de ciências. Apesquisaédecunhoexploratórioe descritivo, realizada por meio de uma revisão de literatura. A literatura pesquisada demonstra que o começo das relações sexuais se tornou precoce. Porém, a discussão sobre a sexualidade no âmbito familiar e na escola não tem acompanhado essas transformações. Constatou-se que existem muitas escolas que não dão importância para o assunto, enquanto outras se preocupam em realizar palestras, informar e conversar com os pais sobre a importância da orientação sexual. Verificou-se a importância dos professores em tratar o tema orientação sexual para que os alunos possam refletir e tomarem cuidados para evitar consequências desastrosas como o aborto, a gravidez, as infecções sexualmente transmissíveis e preconceitos. Desse modo, os programas de educação sexual transmitidos pelas escolas devem cumprir um papel fundamental, já que permitem o diálogo e a circulação de informações sobre a sexualidade e assim, orientando os jovens. |
Keywords: | Orientação Sexualidade Docente Discente Família |
Citation: | ARAUJO, Stela Vasconcelos de Souza. Orientação sexual nas escolas: importância e barreiras enfrentadas pelos professores de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16880 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21605643.pdf | 154.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.