Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16922
metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização de espaços rurais para fomentar a educação ambiental no ensino fundamental
Authors: Tavares, Águeda Gonçalves
metadata.dc.identifier.orientador: Stefano Salvo Aires
Abstract: Ao longo do tempo inúmeros estudos sobre problemas ambientais estão sendo discutidos, considerando a dificuldade em formar indivíduos com comportamentos sustentáveis. A formação do estudante nos anos iniciais é significativa para desenvolver as habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o ensino de ciências carece da incorporação de novas ferramentas didáticas para compreender questões ambientais atuais. Quanto ao enfrentamento da problemática, este trabalho tem como objetivo criar uma cartilha para fomentar a educação ambiental utilizando espaços rurais com a proposta de desenvolver uma metodologia ativa e de investigação. Realizou-se uma investigação com o objetivo de produzir uma cartilha como recurso didático não-formal para subsidiar professores e proprietários rurais concomitantemente. O trabalho foi elaborado a partir do método qualitativo do estudo de caso descritivo utilizando como base uma fazenda localizada em Planaltina-DF e a análise quantitativa de cientometria. Foi discutida a relevância do uso do espaço rural para elaboração de aulas práticas e os resultados do progresso científico sobre a temática na sociedade científica.
Keywords: Educação ambiental
Espaço rural
Ecoturismo
Citation: TAVARES, Águeda Gonçalves. A utilização de espaços rurais para fomentar a educação ambiental no ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16922
Issue Date: 2022
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21805574.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.