Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17006
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepções de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social sobre a construção de espaço de escolhas de vida
Authors: Sousa, Gisele Teles de
metadata.dc.identifier.orientador: Aurea Chagas Cerqueira
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os adolescentes em situação de vulnerabilidade social percebem e constroem seu espaço de escolhas de vida. Durante a adolescência, uma fase marcada por mudanças físicas, psicológicas e sociais significativas, é comum que os jovens busquem construir um projeto de vida e assumir novas responsabilidades, como trabalho, relacionamentos e autonomia financeira. No entanto, para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, essa construção pode ser ainda mais desafiadora e complexa devido às limitações estruturais, como a falta de acesso a recursos e oportunidades, além de desafios emocionais e psicológicos. Nesse contexto, a psicanálise é uma ferramenta importante para compreender as percepções e experiências dos adolescentes em relação à construção de seu espaço de escolhas, assim como as suas influências na formação da identidade e no processo de desenvolvimento. Desta forma, esta pesquisa pode contribuir para essa discussão. Foram selecionados 6 adolescentes, sendo 3 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, que frequentam o Centro de Ensino Médio 12 (CEM-12) em Ceilândia - DF. A seleção foi baseada em critérios como faixa etária (16 a 18 anos), contexto de vulnerabilidade social, residência em Ceilândia, matrícula regular no ensino médio e participação voluntária. A análise de resultados foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo, conforme descrito por Minayo (2016) e apontou para algumas importantes conclusões: apesar das adversidades que enfrentam diariamente, muitos deles demonstraram um forte desejo de construir um futuro melhor para si e para suas comunidades. Suas aspirações variam desde a busca de oportunidades educacionais até o desejo de contribuir para o bem-estar de suas famílias e sociedades.
Keywords: Vulnerabilidade social
Escolhas de vida
Psicologia do adolescente
Citation: SOUSA, Gisele Teles de. Percepções de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social sobre a construção de espaço de escolhas de vida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17006
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21900635.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.