Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17325
metadata.dc.type: TCC
Title: Elaboração de guia de aulas teóricas e práticas para o ensino de Biologia em contexto inclusivo
Authors: Santos, Emilly Cristina Alves dos
metadata.dc.identifier.orientador: Bianca Carrijo Cordova
Abstract: A inclusão no espaço escolar, surge com a intenção de se promover uma educação igualitária a todos os sujeitos, sejam eles com necessidades especiais ou não. Nesse aspecto, o professor é um dos principais agentes responsáveis pelo êxito da educação inclusiva, pois, ele tem contato direto com os alunos com uma maior frequência e é responsável pela organização e compartilhamento dos conhecimentos. Sabe-se que o lido com alunos com necessidades especiais, demanda um maior preparo dos professores, além de se fazer necessário o uso de metodologias e recursos didáticos diferenciados. Entretanto, a formação dos professores no que tange ao preparo para se trabalhar com a educação inclusiva, é falha. No contexto do ensino de ciências/biologia, as dificuldades encontradas são ainda maiores, pois, são disciplinas que contam com muitas especificidades e conceitos que não são comuns no dia a dia do alunado. Nesse sentido, objetivou-se, por meio da análise de trabalhos científicos, identificar as demandas e possibilidades de aprendizagem dos sujeitos surdos, autistas e com altas habilidades, para assim poder criar um guia de aulas teóricas e práticas de Biologia, que sirva de auxílio aos professores. Para dar suporte ao guia elaborado, foram analisados 43 trabalhos científicos, que foram divididos em quatro classes, sendo elas: a formação de professores, metodologias de ensino, recursos didáticos e características e demandas dos alunos com necessidades especiais, foram utilizados também como apoio 5 livros didáticos do ensino médio. O guia contém 12 aulas de diversos conteúdos de biologia, e conta com metodologias diferenciadas a fim de promover o ensino inclusivo com êxito. É importante que se tenha um maior foco voltado para o atendimento a alunos com necessidades especiais, a fim de que as falhas existentes no contexto educacional sejam sanadas.
Keywords: Educação inclusiva
Necessidades especiais
Material de apoio
Citation: SANTOS, Emilly Cristina Alves dos. Elaboração de guia de aulas teóricas e práticas para o ensino de Biologia em contexto inclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17325
Issue Date: 2017
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450174.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.