Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17326
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Utilização de modelos anatômicos como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental |
Authors: | Brito, Laureane Rodrigues de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Cristina da S. Cunha |
Abstract: | A anatomia é uma área da biologia que está ligada ao sistema do corpo humano, seu estudo é importante para que os alunos conheçam as estruturas, formas e funções de cada órgão. Na atualidade o ensino da anatomia vem sendo um desafio aos estudantes pela complexidade de alguns termos utilizados, gerando dificuldades na aprendizagem. Desse modo, proporcionar aos alunos um conhecimento prático pode contribuir para a qualidade do ensino e facilitar a aprendizagem. O estudo foi de caráter quantitativo, com o objetivo de comparar e analisar a aprendizagem de alunos do 8° ano do ensino fundamental, utilizando modelos anatômicos e ainda compreender as dificuldades encontradas pelos professores de ciências para lecionarem aulas práticas, utilizou-se para a coleta de dados um questionário e aplicação de uma verificação de aprendizagem para os alunos, onde o questionário foi quantificado com respostas de maior relevância e a avaliação através das notas obtidas Os resultados mostraram que os alunos que participaram das aulas teórico-prática apresentaram um melhor desempenho nas médias com relação aos alunos que tiveram somente aula teórica, já o questionário com os professores identificou que a falta de espaço e materiais adequados foram as principais dificuldades encontradas, além de despreparo de alguns professores para ministrarem aulas práticas, isso evidencia a importância da utilização de modelos anatômicos para o processo de ensino-aprendizagem, trazendo inovação e ainda melhorando a qualidade de ensino permitindo materializar na teoria o que foi visto prática. Dessa forma, pode-se dizer que utilizar modelos anatômicos para as aulas de ciências é de grande relevância mostrando eficácia para aprendizagem dos alunos. |
Keywords: | Ensino de ciências Aula prática Métodos de ensino |
Citation: | BRITO, Laureane Rodrigues de. Utilização de modelos anatômicos como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17326 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450387.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.