Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331
metadata.dc.type: TCC
Title: A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio
Authors: Aviz, Mariana Rocha Hosken
metadata.dc.identifier.orientador: Maria Eleusa Montenegro
Abstract: A Alfabetização Científica (AC) define o ensino de ciências voltado para a formação científica crítica do educando. Essa recente proposta de ensino tem seu foco na instrumentalização dos educandos para que sejam capazes de interpretar as ciências com autonomia e posicionar-se de forma consciente diante das situações cotidianas. Para isso, o ensino deve perpassar as questões sociais e despertar interesse. A pesquisa e o método científico também devem ser experimentados desde cedo no processo de aprendizagem, trazendo a ciência para a vivência dentro das escolas. Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e de cunho exploratório com finalidade básica estratégica. O objetivo foi demonstrar a importância da Alfabetização Científica no ensino de Biologia, como preparação da formação científica do educando. Como instrumento foram organizados quadros para melhor visualização. Desta forma, foram categorizados cinco conceitos tangentes à AC, e cada categoria apresenta cinco definições de diferentes autores. Com isso, se desejou analisar os conceitos para que gerassem subsídios teóricos que pudessem esclarecer as diferenças entre os termos Alfabetização Científica e Letramento Científico e verificar a viabilidade de se propor a Alfabetização Científica para educandos do Ensino Médio. Foi possível identificar que o educando que cursa e Ensino Médio muito se beneficiaria com uma didática voltada para a AC, visto que seu desenvolvimento cognitivo está no estágio formal, de tal maneira que a dedução e a experimentação se tornam especialmente possíveis. Espera-se com este trabalho, contribuir com a formação de professores, para que tenham ampliada a visão do ensino de Biologia e das demais ciências.
Keywords: Alfabetização científica
Letramento científico
Ensino de Biologia
Citation: AVIZ, Mariana Rocha Hosken. A alfabetização científica no ensino de ciências biológicas no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17331
Issue Date: 2021
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21451019.pdf267.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.