Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17333
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Elaboração de materiais práticos e inclusivos para alunos com deficiência no contexto do Ensino de Biologia |
Authors: | Moreno, Gabriella de Melo |
metadata.dc.identifier.orientador: | Bianca Carrijo Cordova |
Abstract: | O debate sobre educação inclusiva é de suma importância quando se trata sobre o que é oferecido nas escolas aos alunos com necessidades educacionais especiais, como recursos físicos, multifuncionais e equipe especializada para atender e dar o suporte aos alunos e a todo o corpo estudantil e educadores envolvidos. Para atender com êxito as necessidades desses alunos, são necessárias adaptações que possam flexibilizar e possibilitar diferentes formas de o sujeito aprender. Essas adaptações ocorrem de diferentes formas no contexto educacional, seja por meio de adaptações arquitetônicas, curriculares e no planejamento de aulas. No contexto do Ensino de Biologia, há dificuldades tanto dos alunos na fixação do conteúdo, que muitas vezes tem muita abstração, quanto do professor para transmitir esses conteúdos, pois, muitos professores fazem com que os alunos decorem conceitos sem reflexão ou contextualização. Além disso, aulas práticas são muitas vezes “descartadas” devido a falta de interesse e disposição do professor, que se justificam pela falta de material e tempo para que essas aulas sejam ministradas. O preparo de uma aula prática requer organização, conhecimento da turma e das necessidades específicas de cada aluno além da participação de todos. Sendo assim, o objeto de pesquisa desse trabalho foram as deficiências física, visual e intelectual, tendo como objetivo elaborar materiais inclusivos para o desenvolvimento de aulas práticas de genética que atendam às demandas gerais de adaptação de cada deficiência. Foram analisados quatro livros didáticos de biologia, usados pela Secretaria de Estado e Educação nos últimos nove anos, e assim, foram preparadas três aulas práticas com temáticas diferentes para o ensino de genética no ensino médio. E ainda, foram estabelecidos critérios para o desenvolvimento dos materiais propostos para o desenvolvimento das aulas práticas, a fim de que se usasse materiais de fácil acesso para a criação dos mesmos. A utilização de materiais concretos e aulas práticas são boas alternativas para dinamizar a aula e possibilitar o aprendizado ou sanar dúvidas de aulas teóricas. |
Keywords: | Educação inclusiva Material adaptado Aula prática Ensino de Biologia |
Citation: | MORENO, Gabriella de Melo. Elaboração de materiais práticos e inclusivos para alunos com deficiência no contexto do Ensino de Biologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17333 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21463153.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.