Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17334
metadata.dc.type: TCC
Title: A Importância das coleções biológicas como estratégia didática auxiliar em escolas públicas da educação básica no Plano Piloto – DF, sob a ótica de professores
Authors: Oliveira Júnior, Lourenço Peluso de
metadata.dc.identifier.orientador: Fabricio Escarlate Tavares
Abstract: Coleções biológicas são acervos de materiais biológicos, que podem ser utilizados na pesquisa científica, biodiversidade, por professores e entre outros. As coleções didáticas possibilitam o aluno manipular o objeto de estudo, formulando suas próprias hipóteses, dando suporte ao desenvolvimento do pensamento científico. Além disso, podem ser usadas em diferentes conteúdos como ecologia, zoologia, estudo da biodiversidade e etc. Este trabalho teve como objetivo analisar as limitações dos professores que interferem no uso de coleções no ensino de biologia, tendo como base a opinião de professores de biologia e ciências de escolas públicas do DF. A pesquisa foi realizada com 12 professores de 12 escolas do Plano Piloto, por meio de questionário com duas questões discursivas e quatro objetivas. A análise das respostas discursivas foi feita por análise de conteúdo com divisão em categorias analíticas, já para as questões objetivas foi feito o teste qui-quadrado de aderência com correção de Yates. Em escolas que possuíam coleções (41,66%) todos os professores dizem que são importantes, mas apenas 60% fazem uso das coleções. Já em escolas que não possuíam coleções (58,33%) todos os professores acreditam que coleções são importantes e todos desenvolveriam novas estratégias metodológicas para fazer uso delas, mas 14,29% não têm interesse em elaborar uma coleção para suas escolas. Pode-se analisar que os maiores problemas estão relacionados à falta de material, falta de pessoal para manutenção do acervo e falta de espaço físico, entretanto os próprios professores conseguiram encontrar formas sanar os dois primeiros.
Keywords: Coleções biológicas
Educação básica
Coleções didáticas
Acervos biológicos
Citation: OLIVEIRA JÚNIOR, Lourenço Peluso de. A Importância das coleções biológicas como estratégia didática auxiliar em escolas públicas da educação básica no Plano Piloto – DF, sob a ótica de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17334
Issue Date: 2018
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21490187.pdf410.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.