Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17402
metadata.dc.type: TCC
Title: O desempenho educacional do professor: uma revisão bibliográfica
Authors: Tavares, Camila Vieira
metadata.dc.identifier.orientador: Emilly Cristina Alves dos Santos
Abstract: A educação pode ser definida como um meio de transmitir conhecimento envolvendo a formação das qualidades humanas. Dentro do processo educativo, vale ressaltar que o trabalho docente é uma parte integrante e importante. Para se adaptar aos avanços e inovações da educação, o professor deve estar sempre aprimorando seu conhecimento e domínio da disciplina e metodologias usadas em sala. Portanto, fatores como a desvalorização profissional, afetam a performance docente e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa propõe compreender como alguns fatores externos e internos podem influenciar na performance do docente da educação básica, buscando se há relação entre a valorização dos professores e sua performance laboral. Esta pesquisa tem abordagem quali-quantitativa com procedimento técnico do tipo revisão bibliográfica. Foram usados 34 artigos que falam sobre a desvalorização social, econômica e política em relação à profissão docente. A resposta institucional relativa à formação dos professores começou há séculos, entretanto a discussão a respeito da valorização dos professores é um assunto recente. Com este trabalho, foi possível perceber que os três tipos de desvalorização apresentados estão relacionados entre si, e que o reconhecimento social do trabalho dos docentes impacta sua performance e a legislação se revelou como fator crucial. Posto isso, espera-se que esse trabalho ajude a perceber como a desvalorização do professor afeta direta e indiretamente a evolução da educação. E que a sociedade entenda a importância de um processo de aprofundamento nos estudos sobre o assunto, para buscar melhores ações para sanar tal problemática.
Keywords: Desvalorização docente
Condições de trabalho
Reconhecimento do professor
Performance laboral
Citation: TAVARES, Camila Vieira. O desempenho educacional do professor: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17402
Issue Date: 2023
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22155041.pdf875.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.