v. 3, n. 1, 2º sem. 2023 : [12] Collection home page

ISSN: 2763-6054

Apresentação

A publicação do Caderno Temático do Estudante de Psicologia tem como principal objetivo incentivar os estudantes a se engajarem na atividade acadêmica, além de possibilitar a divulgação de bons trabalhos produzidos no Curso de graduação de Psicologia do UniCEUB. Trata-se, na verdade, de uma espécie de coroamento dos esforços e dedicação dos alunos a diversas atividades de pesquisa desenvolvidas no decorrer do seu curso de graduação. O currículo do curso de Psicologia do UniCEUB contempla, ao longo de todo o percurso do estudante, um núcleo de várias disciplinas voltadas para sua iniciação à atividade de pesquisa. Logo nos primeiros semestres, ele tem a oportunidade de matricular-se na primeira delas, que tem como objetivo proporcionar-lhe condições para que compreenda e distinga a natureza da pesquisa qualitativa e da quantitativa, em Psicologia, ao tempo em que também é iniciado na atividade de elaborar um projeto de pesquisa. Num semestre seguinte, ele terá a oportunidade de se vincular a um projeto de pesquisa de um professor-pesquisador, que também é professor do Mestrado em Psicologia nessa IES, e executar todas as etapas da pesquisa. Ao final deste componente curricular, espera-se que entregue um relatório completo da investigação que conduziu. Seguindo, o estudante terá também a oportunidade de redigir um artigo sobre a pesquisa que realizou, sob a orientação desse mesmo professor. Assim, no decorrer de todo o curso, ele passa pelo que, comumente, é chamado de iniciação científica. Ou seja, no curso de Psicologia do UniCEUB, a iniciação científica está incorporada ao próprio currículo e é destinada a todos os estudantes. Ao chegar no último ano do curso, o estudante deverá redigir e defender uma monografia. Para tanto, no decorrer de dois períodos letivos, contará com a orientação e supervisão de um professor que o acompanhará desde a elaboração do projeto de pesquisa até sua execução, que culmina com a apresentação da monografia a uma banca de avaliadores. Como é de se esperar, em todo o percurso de iniciação e preparação dos estudantes para a atividade de pesquisa, há sempre aqueles que se destacam por seu desempenho, esforço e dedicação. Para que esse esforço e dedicação não se percam no vazio e adquiram um sentido maior para os estudantes, a Coordenação do Curso de Psicologia do UniCEUB teve a iniciativa de criar o Caderno Temático do Estudante de Psicologia. Cada caderno temático é organizado e editado pelo professor ou professores responsáveis pela orientação dos trabalhos dos estudantes, a quem cabe fazer a apresentação da edição e discorrer brevemente sobre a importância do tema tratado. O Caderno não terá uma periodicidade regular, pois depende da possibilidade de haver trabalhos suficientes para compor uma unidade temática. Ao mesmo tempo, num mesmo semestre poderá ser publicado mais de um Caderno temático, visto que há vários professores que orientam as diversas atividades de iniciação científica num mesmo semestre. Além disso, os professores organizadores poderão também incluir trabalhos de seus estudantes do Curso de Mestrado em Psicologia do UniCEUB. Com essa iniciativa, esperamos incentivar os estudantes a dedicarem-se à atividade acadêmica ou, talvez, melhor dizendo, trata-se, na verdade, de um convite a todos que desejarem participar e colaborar para o aprimoramento do Curso de Psicologia do UniCEUB.

Equipe Editorial

  • Reitor: Rafael Mesquita Lopes
  • Diretora da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES: Dalva Guimarães dos Reis
  • Coordenadora do curso de Psicologia: Luciana de Oliveira Campolina
  • Organização

  • Ingrid Lilian Fuhr
  • Endereço e contatos

    Biblioteca Reitor João Herculino

    SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

    Cep 70790-075 Brasília-DF

    Fone: 61 3966-1349

    E-mail:biblioteca@uniceub.br

    Periodicidade: Irregular

    Idioma: Português

    
    

    APRESENTAÇÃO

    Ingrid Lilian Fuhr



    PARTE 1



    É possível extinguir o rótulo e a coisificação do outro na medida em que se pressupõe uma ruptura com a educação bancária?

    Autora: Amanda Lapa



    Sujeitos autônomos ou autômatos?

    Autor: Daniel de Moura Ribeiro



    A autoridade atribuída pela sociedade aos profissionais da saúde e sua influência sobre a formação de psicólogos como possível geradora de agentes iatrogênicos

    Autor: Daniel Diehl Arrivabene



    O impacto da medicamentalização na vida escolar: uma forma de coerção biopsíquica?

    Autor: Haniel Carvalho Roza Reis



    A relação entre a dificuldade de aprendizagem e a indústria médica

    Autora: Isabela Medeiros de Oliveira



    Os desafios e possíveis caminhos do psicólogo frente à ideia de deficiência no ambiente escolar e sua responsabilização ética

    Autora: Karolina Rodrigues Pereira de Lima



    Medicalização na educação: um véu que esconde a ineficácia das escolas

    Autora: Renata Siqueira Coelho de Paula



    PARTE 2



    Violência doméstica e suas implicações: um estudo sobre crianças expostas a conflitos conjugais e o papel da escola

    Autora: Abileny Guerra



    O processo de escolarização de crianças deficientes visuais na instituição deensino CEEDV e seu encaminhamento para o ensino regular

    Autoras: Ana Giulia de Sousa de Santana e Jeicianne Ruas de Oliveira



    Em que medida é possível diferenciar uma criança diagnosticada com transtorno opositor desafiador?

    Autoras: Lorena Moreira de Carvalho e Maria Gabriela F. S. de Castilhos



    Discursos inclusivos que perpetuam práticas excludentes

    Autora: Maria Eduarda Gonçalves Moura



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    2023Discursos inclusivos que perpetuam práticas excludentes-Artigo
    2023Medicalização na educação: um véu que esconde a ineficácia das escolas-Artigo
    2023Em que medida é possível diferenciar uma criança diagnosticada com transtorno opositor desafiador?-Artigo
    2023Os desafios e possíveis caminhos do psicólogo frente à ideia de deficiência no ambiente escolar e sua responsabilização ética-Artigo
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    2023O impacto da medicamentalização na vida escolar: Uma forma de coerção biopsíquica?-Artigo
    2023Sujeitos autônomos ou autômatos?-Artigo
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    2024Caderno temático do estudante de psicologia: apresentação-Artigo
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