Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17422
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Educação Não Formal: desafios e oportunidades para o desenvolvimento educacional |
Authors: | Oliveira, Sandra Mara Silva |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Gabriella de Oliveira Sardinha |
Abstract: | Esse estudo buscou analisar as características da educação não formal e sua importância no contexto educacional. O objetivo da pesquisa é apresentar como a educação não formal dedica-se a despertar valores como autonomia, responsabilidade, criatividade, respeito pela diversidade, colaboração e pensamento crítico, por meio de experiências educativas fora do contexto formal da sala de aula. A temática "Educação Não Formal: desafios e oportunidades para o desenvolvimento educacional" foi abordada por meio de uma revisão bibliográfica abrangente com base em vários autores, sendo os principais os teóricos Gadotti (2005), Gohn (2006a, 2006b, 2014), Moreira (2013), Quadra e D’Ávilla (2016) e Catini (2021). O objetivo é obter uma compreensão aprofundada dos desafios, oportunidades, características e importância da educação não formal. Destaca-se que a educação não formal está relacionada com a educação formal e busca preencher lacunas e ter impactos positivos, identificando interesses individuais e coletivos da sociedade. Os autores envolvidos na pesquisa têm uma contribuição significativa para apoiar profissionais da área de educação, educadores formais e não formais, e pesquisadores interessados em explorar e promover a educação não formal como uma ferramenta. |
Keywords: | Educação Não Formal Desenvolvimento educacional |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17422 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72001355.pdf | 286.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.