Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17438
metadata.dc.type: TCC
Title: Cultura identitária brasileira na escola internacional
Authors: Ferrer, Camila Beutel Semenzato
metadata.dc.identifier.orientador: Rhaisa Naiade Pael Farias
Abstract: No curso de graduação de pedagogia, temas sociais e culturais relacionados à educação são bastante trabalhados. Entretanto, a Escola Internacional, como espaço multicultural e de acesso à cultura brasileira, não ganha destaque diante de tantos outros assuntos também relevantes previstos no currículo de formação de um professor. Por isso, o presente trabalho busca refletir sobre o que é oferecido no currículo, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola internacional localizada na Bahia, para que alunos estrangeiros possam se aproximar da cultura brasileira. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa documental. Como resultado principal, o estudo aponta que os conteúdos dos programas descritos no currículo da escola pesquisada possibilitam a exposição dos alunos estrangeiros à diversidade cultural brasileira, proporcionando, assim, a viabilidade do desenvolvimento de uma cultura identitária relacionada ao País.
Keywords: Cultura identitária
Escola internacional
Cultura brasileira
Currículo escolar
Citation: FERRER, Camila Beutel Semenzato. Cultura identitária brasileira na Escola Internacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17438
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72050465.pdf351.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.