Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17614
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A cultura lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Ornelas, Ludmilla Ribeiro |
metadata.dc.identifier.orientador: | Ana Gabriella de Oliveira Sardinha |
Abstract: | O presente trabalho tem como reflexão a importância da cultura lúdica no ambiente escolar, como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa permite compreender que a construção da cultura lúdica acontece pela interação entre os sujeitos no simples ato de brincar. A ludicidade é apresentada como um elemento essencial para o aprendizado, integrando jogos, brinquedos e brincadeiras ao processo educacional. O estudo destaca a transição da educação infantil para o ensino fundamental, onde o brincar é frequentemente substituído por métodos mais formais, resultando em desafios de adaptação e aprendizagem. Ao conectar a cultura lúdica à legislação educacional brasileira e à prática pedagógica, reforça-se a necessidade de resgatar o brincar como estratégia pedagógica central. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, a fim de investigar o que trazem as produções científicas do Portal de Periódicos da Capes a respeito do tema na aproximação teórica com Brougère (1998a;1998b), Huizinga (2000), Kishimoto (1993;2023), Piaget (2010) e Vygotsky (2007). |
Keywords: | Cultura lúdica Ensino fundamental |
Citation: | ORNELAS, Ludmilla Ribeiro. A cultura lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17614 |
Issue Date: | 2025 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72100520.pdf | 282.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.