Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17740
metadata.dc.type: TCC
Title: Recurso lúdico como estratégias para o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais
Authors: Macedo, Silvia de Morais
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela Barros Pontes e Silva
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância e a contribuição dos recursos lúdicos no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Sociologia da Infância e da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa parte de uma experiência pessoal marcada por dificuldades na aprendizagem matemática e pela sensação de não ter consolidado uma base efetiva durante a escolarização. A partir desse incômodo, surgiu a proposta de criar o recurso pedagógico Pizza Matemática, pensado para facilitar a compreensão de conceitos como frações, contagem e raciocínio lógico de forma concreta, interativa e significativa. O estudo defende que a ludicidade, quando planejada com intencionalidade pedagógica, contribui para tornar o ensino mais atrativo e eficiente, aproximando os conteúdos do universo infantil. A Pizza Matemática é apresentada como ferramenta de mediação que estimula o interesse, a participação ativa e a construção colaborativa do conhecimento matemático. Além disso, ressalta-se a importância de práticas educativas sensíveis e criativas que considerem o brincar como direito e como linguagem essencial da infância.
Keywords: Ensino de matemática
Educação infantil
Recurso pedagógico
Ludicidade
Citation: MACEDO, Silvia de Morais. Recurso lúdico como estratégias para o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17740
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72101282.pdf628.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.