Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17740
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Recurso lúdico como estratégias para o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais |
Authors: | Macedo, Silvia de Morais |
metadata.dc.identifier.orientador: | Daniela Barros Pontes e Silva |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar a importância e a contribuição dos recursos lúdicos no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Sociologia da Infância e da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa parte de uma experiência pessoal marcada por dificuldades na aprendizagem matemática e pela sensação de não ter consolidado uma base efetiva durante a escolarização. A partir desse incômodo, surgiu a proposta de criar o recurso pedagógico Pizza Matemática, pensado para facilitar a compreensão de conceitos como frações, contagem e raciocínio lógico de forma concreta, interativa e significativa. O estudo defende que a ludicidade, quando planejada com intencionalidade pedagógica, contribui para tornar o ensino mais atrativo e eficiente, aproximando os conteúdos do universo infantil. A Pizza Matemática é apresentada como ferramenta de mediação que estimula o interesse, a participação ativa e a construção colaborativa do conhecimento matemático. Além disso, ressalta-se a importância de práticas educativas sensíveis e criativas que considerem o brincar como direito e como linguagem essencial da infância. |
Keywords: | Ensino de matemática Educação infantil Recurso pedagógico Ludicidade |
Citation: | MACEDO, Silvia de Morais. Recurso lúdico como estratégias para o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17740 |
Issue Date: | 2025 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72101282.pdf | 628.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.