Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743
metadata.dc.type: TCC
Title: Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo
Authors: Santos, Kézia Moreira dos
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela Barros Pontes e Silva
Abstract: A alfabetização de crianças neurodivergentes, como aquelas com TEA, TDAH e dislexia, requer práticas pedagógicas adaptadas às suas singularidades. É essencial utilizar métodos diferenciados e estratégias inclusivas que promovam um aprendizado significativo. Recursos visuais, táteis, tecnológicos e uma rotina estruturada favorecem o engajamento e a motivação. O ensino baseado em interesses específicos da criança potencializa os resultados. Estratégias como o ensino multissensorial, mediação individualizada e uso de jogos fortalecem a aprendizagem. O ambiente deve ser acolhedor e promover a colaboração entre escola, família e profissionais de apoio. Respeitar o ritmo de cada criança é fundamental para garantir avanços consistentes. A personalização do ensino possibilita o desenvolvimento eficaz da linguagem e da leitura. Assim, assegura-se uma alfabetização inclusiva, acessível e centrada nas necessidades da criança. Essas práticas promovem autonomia, expressão e pleno desenvolvimento.
Keywords: Alfabetização
Crianças neurodivergentes
Inclusão
Autismo
Citation: SANTOS, Kézia Moreira dos. Alfabetização de crianças neurodivergentes na perspectiva inclusiva: educação e autismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17743
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72001682.pdf242.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.