Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17969
metadata.dc.type: TCC
Title: Um estudo sobre educação sensorial no método Montessori
Authors: Chater, Marina Matos Fortes
metadata.dc.identifier.orientador: Murilo Silva Rezende
Abstract: A Educação Sensorial não se limita ao desenvolvimento dos órgãos dos sentidos, mas representa um caminho para a formação da inteligência e da consciência, criando um alicerce para a formação da mente matemática e o desenvolvimento lógico matemático. Contribuindo também para a formação da livre escolha, da independência e autonomia da criança. O objetivo é analisar os fundamentos da Educação Sensorial, conforme proposto por Maria Montessori, no contexto da educação infantil, especificamente na faixa etária de 3 a 5 anos. Vamos identificar as principais práticas pedagógicas e os principais trabalhos realizados em sala relacionados à Educação Sensorial implementados por educadores montessorianos. O estudo da Educação Sensorial no método Montessori mostra-se relevante, pois aborda um aspecto essencial para a construção do conhecimento infantil: a mediação entre os sentidos e o desenvolvimento cognitivo. Maria Montessori defendeu que a criança aprende a partir da exploração ativa do ambiente, utilizando os sentidos como portas de entrada para a compreensão do mundo. Nesse sentido, investigar essa proposta contribui não apenas para a compreensão teórica de um dos pilares do método, mas também para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras e mais humanizadas.
Keywords: Educação sensorial
Educação montessoriana
Maria Montessori
Educação infantil
Citation: CHATER, Marina Matos Fortes. Um estudo sobre educação sensorial no método Montessori. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17969
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72050642.pdf8.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.