Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17971
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo de caso: as relações entre a pedagogia afetiva e a prática pedagógica na escola Vivendo e Aprendendo
Authors: Andrade, Mariana Libânio de
metadata.dc.identifier.orientador: Sandra Mara Bessa
Abstract: Este artigo estuda a relação da afetividade com o aprendizado a partir das teorias de Henry Wallon, Liev Vigotsky, Jean Piaget e Paulo Freire, valendo se de revisão bibliográfica desses autores, documentos em fontes primárias da instituição estudada e da observação crítica do ensino e gestão da escola Vivendo e Aprendendo, uma escola infantil privada, de caráter associativo e com projeto político pedagógico baseado explicitamente na atenção aos afetos como motor da aprendizagem e formação psíquica de alunas e alunos. Avaliou-se e verificou-se a efetividade dessa abordagem que ocorre de forma integral nas várias instâncias da escola, incluindo na relação família-escola.
Keywords: Afetividade
Pedagogia afetiva
Prática pedagógica
Relação professor-aluno
Comunidade escolar
Citation: ANDRADE, Mariana Libânio de. Estudo de caso: as relações entre a pedagogia afetiva e a prática pedagógica na escola Vivendo e Aprendendo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17971
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72200214.pdf441.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.