Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17971| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Estudo de caso: as relações entre a pedagogia afetiva e a prática pedagógica na escola Vivendo e Aprendendo |
| Authors: | Andrade, Mariana Libânio de |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Sandra Mara Bessa |
| Abstract: | Este artigo estuda a relação da afetividade com o aprendizado a partir das teorias de Henry Wallon, Liev Vigotsky, Jean Piaget e Paulo Freire, valendo se de revisão bibliográfica desses autores, documentos em fontes primárias da instituição estudada e da observação crítica do ensino e gestão da escola Vivendo e Aprendendo, uma escola infantil privada, de caráter associativo e com projeto político pedagógico baseado explicitamente na atenção aos afetos como motor da aprendizagem e formação psíquica de alunas e alunos. Avaliou-se e verificou-se a efetividade dessa abordagem que ocorre de forma integral nas várias instâncias da escola, incluindo na relação família-escola. |
| Keywords: | Afetividade Pedagogia afetiva Prática pedagógica Relação professor-aluno Comunidade escolar |
| Citation: | ANDRADE, Mariana Libânio de. Estudo de caso: as relações entre a pedagogia afetiva e a prática pedagógica na escola Vivendo e Aprendendo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17971 |
| Issue Date: | 2025 |
| Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72200214.pdf | 441.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.