Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil
Authors: Almeida, Vitalina Gonçalves de
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela Barros Pontes e Silva
Abstract: A sociologia define o ser humano como resultado de um processo histórico, cultural e social, o que implica que não nascemos determinados unicamente por aspectos culturais ou biológicos. Ao longo da vida, construímos-nos a partir do contexto em que estamos inseridos. Neste sentido, o ambiente escolar é fundamental e funciona como mola propulsora para a formação integral dos sujeitos em todas as dimensões: social, emocional e cultural. A pesquisa baseou-se em revisões bibliográficas de artigos publicados sobre Psicologia Positiva aplicada à Educação Positiva, visando compreender as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento das crianças. Assim, a Educação Positiva surge como uma estratégia pedagógica voltada para o desenvolvimento socioemocional das crianças na primeira infância, com o objetivo de favorecer a construção de competências como empatia, resiliência, autoestima e cooperação. Essa abordagem proporciona espaços escolares afetivos que promovem o bem-estar e se posiciona como um caminho eficaz para prevenir violências e traumas decorrentes das relações sociais.
Keywords: Psicologia positiva
Educação positiva
Primeira infância
Educação tradicional
Citation: ALMEIDA, Vitalina Gonçalves de. Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998
Issue Date: 2025
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72200252.pdf299.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.