Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil |
| Authors: | Almeida, Vitalina Gonçalves de |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Daniela Barros Pontes e Silva |
| Abstract: | A sociologia define o ser humano como resultado de um processo histórico, cultural e social, o que implica que não nascemos determinados unicamente por aspectos culturais ou biológicos. Ao longo da vida, construímos-nos a partir do contexto em que estamos inseridos. Neste sentido, o ambiente escolar é fundamental e funciona como mola propulsora para a formação integral dos sujeitos em todas as dimensões: social, emocional e cultural. A pesquisa baseou-se em revisões bibliográficas de artigos publicados sobre Psicologia Positiva aplicada à Educação Positiva, visando compreender as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento das crianças. Assim, a Educação Positiva surge como uma estratégia pedagógica voltada para o desenvolvimento socioemocional das crianças na primeira infância, com o objetivo de favorecer a construção de competências como empatia, resiliência, autoestima e cooperação. Essa abordagem proporciona espaços escolares afetivos que promovem o bem-estar e se posiciona como um caminho eficaz para prevenir violências e traumas decorrentes das relações sociais. |
| Keywords: | Psicologia positiva Educação positiva Primeira infância Educação tradicional |
| Citation: | ALMEIDA, Vitalina Gonçalves de. Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998 |
| Issue Date: | 2025 |
| Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72200252.pdf | 299.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.