Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6819
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O incentivo à criatividade no processo ensino-aprendizagem |
Authors: | Libório, Marcella Dutra Blans |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | Este trabalho teve como finalidade compreender e analisar o desenvolvimento da criatividade em alunos das séries iniciais. Além disso, teve como objetivo levantar subsídios que pudessem contribuir com a prática pedagógica. Seu objetivo geral é conhecer sobre a criatividade com a finalidade de oferecer contribuições aos professores, para desenvolvê-la em seus alunos. Foram utilizados pressupostos da Pesquisa Qualitativa, que de acordo com Gewandsznajder e Alves-Mazzotti, essa pesquisa, de um modo geral, utiliza cuidadosamente os métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Contribuíram para este trabalho professores especialistas na área, que trabalham em uma instituição de ensino superior, situada na Asa Norte, Plano Piloto, Brasília, Distrito Federal, respondendo a uma entrevista sobre criatividade no contexto escolar e o processo criativo. Este instrumento visou auxiliar na identificação de fatores que contribuem para a expressão da criatividade em sala de aula, bem como aqueles que inibem a criatividade em turmas do Ensino Fundamental. As categorias encontradas neste trabalho foram: a identificação do aluno criativo; os procedimentos metodológicos e a criatividade; o desenvolvimento da criança; os conteúdos necessários; e ação dos professores (o atual e o ideal). Os principais resultados apresentados foram: os alunos criativos são aqueles que têm dúvidas e consultam o professor; as atividades para o desenvolvimento da criatividade devem conter situações-problema; os professores precisam de cursos sobre o tema para poder efetuar a motivação e o desenvolvimento da criatividade nos alunos. Foi de suma importância saber como motivar e desenvolver a criatividade em alunos; com essa pesquisa esta acadêmica poderá aperfeiçoar-se enquanto professora. |
Keywords: | Criatividade Criatividade e ensino Ato criativo |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6819 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20581947.pdf | 313.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.