Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12750
metadata.dc.type: TCC
Title: A infidelidade partidária no sistema proporcional brasileiro: a quem pertencem as cadeiras parlamentares vacantes: partidos ou coligações?
Authors: Castro, Cássio Thito Alvares de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Rodrigo Fernandes de Moraes
Abstract: Esta monografia buscou, seguindo uma linha dogmática, analisar o instituto da infidelidade partidária no sistema político democrático brasileiro, passando a verificar sua constitucionalidade frente ao art. 55 da Constituição Federal e possível ofensa ao exercício da livre atuação parlamentar. Além disto, estudou-se a relação do instituto com a democracia representativa e com o sistema proporcional, mais especificamente com a forma de distribuição dos votos – a partir do cálculo do quociente eleitoral – do partido ou da coligação –, valendo-se dos julgamentos dos Mandados de Segurança n.º 22.602, 22.603 e 22.604, ocorridos no Supremo Tribunal Federal, e da Consulta n.º 1.398, julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral, onde se definiu que os partidos políticos são o verdadeiro canal ideológico de expressão popular em uma democracia representativa, mantendo, deste modo, a legitimidade às cadeiras que alçou quando das eleições, mantendo, em um sistema proporcional, a possibilidade de representatividade das minorias ao parlamento e a vontade popular prevalecente nas urnas. Afastada a hipótese de “ditadura intrapartidária” e reconhecida a aplicabilidade do dispositivo frente aos ditames constitucionais vigentes, analisou-se o precedente firmado no Mandado de Segurança n.º 30.260, leading case apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, acerca da legitimidade para ocupar a vacância deixada pelos eleitos trânsfugas, definindo-se pela legitimidade das coligações e seus suplentes a ascender ao parlamento, uma vez que estas figuras eleitorais pro tempore teriam garantidas, legalmente, a perpetuação dos seus efeitos pelo período da legislatura, mesmo após sua própria extinção – que se dá após a proclamação e diplomação dos eleitos.
Keywords: Direito eleitoral
Infidelidade partidária
Transfugismo
Sistema proporcional
Sistema eleitoral brasileiro
Partido político
Citation: CASTRO, Cássio Thito Alvares de. A infidelidade partidária no sistema proporcional brasileiro: a quem pertencem as cadeiras parlamentares vacantes: partidos ou coligações? 107 f. 2015. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12750
Issue Date: 2015
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21055833.pdf519.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.