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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4061
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Medida socioeducativa |
Authors: | Matias, Ailla Cristina de Carvalho |
metadata.dc.contributor.advisor: | Taquary, Eneida Orbage de Britto |
Abstract: | Usadas como maneira de responsabilizar adolescentes por atos infracionais cometidos por eles, asmedidas socioeducativas, elencadas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente, surgem para que esta responsabilização ocorra de forma diferenciada daquela empregada aos adultos pelo cometimento de crimes. O presente trabalho relata a respeito da Doutrina da proteção integral e seus parâmetros, adotados pelo ECA com fundamento no Art. 227 da Constituição Federal de 1988. Referida Doutrina reconhece crianças e adolescentes como indivíduos em condição peculiar de desenvolvimento, a qual enseja tratamento especial a eles com o objetivo de evitar que se tornem adultos praticantes de condutas que confrontem a lei, oferecendo-lhes, através da sociedade e principalmente do Estado, meios de reeducação e ressocialização, além de, com esse fim, defender ações de caráter pedagógico e assistencialista em prol do bem estar desta categoria de seres humanos, fazendo com que o caráter socioeducativo das medidas socioeducativas deixem de ser utopia em nossa sociedade para tornar-se realidade. |
Keywords: | Estatuto da Criança e do Adolescente Medida socioeducativa Doutrina da proteção integral Utopia Ação do estado e da sociedade Política socioeducativa |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4061 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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