Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6646
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo acerca dos conceitos de letramento e alfabetização: um estudo de caso em uma turma da série da escola classe 16 do Gama-DF
Authors: Ponte, Ingrid Aguiar
Leite, Josiane Alcântara
Silva, Karina Roberto da
metadata.dc.contributor.advisor: Mello, Maria Catharina Pires de
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivos pesquisar a relação de alfabetização e leitura em alunos das series iniciais, as causas que levam alunos alfabetizados a terem problemas na leitura; e estabelecer a relação entre leitura e letramento.A questão norteadora refere-se a importância do letramento na formação do cidadão crítico e participativo frente às necessidades cotidianas tornando-o capaz de fazer uso da leitura nas mais diversas situações, seja em sociedade ou individualmente.O letramento surgiu devido a insatisfação com a simples alfabetização, não fazendo com que o processo de escolarização fosse desvalorizado, mas sim complementando-o, pois letramento e alfabetização devem acontecer simultaneamente.A prática da leitura consiste em um instrumento fundamental para a formação do indivíduo letrado, tornando-o capaz de compreender o que lê.
Keywords: Letramento
Alfabetização
Leitura
Escolarização
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6646
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40263128.pdf169.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.