Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6646
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estudo acerca dos conceitos de letramento e alfabetização: um estudo de caso em uma turma da série da escola classe 16 do Gama-DF |
Authors: | Ponte, Ingrid Aguiar Leite, Josiane Alcântara Silva, Karina Roberto da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Mello, Maria Catharina Pires de |
Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivos pesquisar a relação de alfabetização e leitura em alunos das series iniciais, as causas que levam alunos alfabetizados a terem problemas na leitura; e estabelecer a relação entre leitura e letramento.A questão norteadora refere-se a importância do letramento na formação do cidadão crítico e participativo frente às necessidades cotidianas tornando-o capaz de fazer uso da leitura nas mais diversas situações, seja em sociedade ou individualmente.O letramento surgiu devido a insatisfação com a simples alfabetização, não fazendo com que o processo de escolarização fosse desvalorizado, mas sim complementando-o, pois letramento e alfabetização devem acontecer simultaneamente.A prática da leitura consiste em um instrumento fundamental para a formação do indivíduo letrado, tornando-o capaz de compreender o que lê. |
Keywords: | Letramento Alfabetização Leitura Escolarização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6646 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40263128.pdf | 169.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.