Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Projeto político pedagógico: instrumento de gestão escolar para a tranformação institucional e social |
Authors: | Campos, Ághata Moreno de A. Vieira, Izonete Luiza dos Santos Sousa, Juliana Martins Araújo de Silva, Kelma Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Xavier, Odiva Silva |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender o que significa o Projeto Político Pedagógico na escola e seu processo de desenvolvimento para a transformação institucional e social. Para elaborá-lo, optou-se pela pesquisa teórica, diante da impossibilidade de realizar uma pesquisa empírica sobre o assunto. Buscou-se, portanto, construir um quadro teórico. Em interlocução com diferentes autores, que têm explorado a temática, como Veiga (1998, 2001), Libâneo (2003), Padilha (2002) e outros. A análise foi realizada refletindo, discutindo, comparando e agregando dados da literatura sobre princípios, conceitos, importância, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Por meio dessa pesquisa teórica percebeu-se que o projeto político pedagógico deve considerar as singularidades e a participação de todos os sujeitos da comunidade escolar, dando ênfase à participação, criatividade, a liberdade de expressão, a capacidade reflexiva e a própria dinâmica dos envolvidos. Concluiu-se que o projeto político pedagógico é instrumento de gestão fundamental para a transformação da escola, o qual lhe dá identidade própria, autonomia e favorece a agregação de esforços para cumprir com efetividade sua função social. |
Keywords: | Projeto político pedagógico Gestão escolar Transformação escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6650 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40263591.pdf | 226.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.