Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6685
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Alfabetização e arte: linguagens cruzadas |
Authors: | Abiorana, Dangela Nunes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Veloso, Sainy C. B. |
Abstract: | A atividade artística sempre esteve presente na vida humana e, sem dúvida, exerceu fundamental papel na continuidade, e aprimoramento dos conhecimentos acumulados durante toda a história da humanidade. A escola como institucionalização vem acompanhando esse processo conjunto de representação, de acordo com cada tempo, povo e suas diferenças. Na alfabetização com muita freqüência é realizado esse trabalho. Todavia, a metodologia usada nesse período é muito peculiar, talvez pela abertura curricular, ou pela fase do desenvolvimento das crianças nessa faixa etária a arte é presente freqüentemente. Assim, esse trabalho objetiva a investigação da influência da arte na alfabetização, do aprendizado da linguagem artística e do conhecimento proporcionado pela arte no processo alfabetizador: Para a relação teoria e prática foi realizado um levantamento teórico sobre o assunto, onde centrei nos seguintes autores: Ana Mae Barbosa (2001), Arno Stern (1968), Philippe Greig (2004), Herbert Read (2001), Emília Ferreiro e colaboradores (1986), entre outros. Para a prática, foi realizada uma pesquisa com professoras da SEDF, da Escola Classe 04 do Paranoá e do Centro de Educação Infantil 01 do Gama, que atuam com turmas de alfabetização. A sistematização da pesquisa ocorreu na articulação teoria e prática. Essas investigações e aprofundamentos poderão aprimorar minha prática, contribuindo para a possibilidade de aprendizagem, desenvolvimento global e desempenho social dos meus educandos. |
Keywords: | Alfabetização Arte Visualidade |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6685 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40351006.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.