Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6685
metadata.dc.type: TCC
Title: Alfabetização e arte: linguagens cruzadas
Authors: Abiorana, Dangela Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso, Sainy C. B.
Abstract: A atividade artística sempre esteve presente na vida humana e, sem dúvida, exerceu fundamental papel na continuidade, e aprimoramento dos conhecimentos acumulados durante toda a história da humanidade. A escola como institucionalização vem acompanhando esse processo conjunto de representação, de acordo com cada tempo, povo e suas diferenças. Na alfabetização com muita freqüência é realizado esse trabalho. Todavia, a metodologia usada nesse período é muito peculiar, talvez pela abertura curricular, ou pela fase do desenvolvimento das crianças nessa faixa etária a arte é presente freqüentemente. Assim, esse trabalho objetiva a investigação da influência da arte na alfabetização, do aprendizado da linguagem artística e do conhecimento proporcionado pela arte no processo alfabetizador: Para a relação teoria e prática foi realizado um levantamento teórico sobre o assunto, onde centrei nos seguintes autores: Ana Mae Barbosa (2001), Arno Stern (1968), Philippe Greig (2004), Herbert Read (2001), Emília Ferreiro e colaboradores (1986), entre outros. Para a prática, foi realizada uma pesquisa com professoras da SEDF, da Escola Classe 04 do Paranoá e do Centro de Educação Infantil 01 do Gama, que atuam com turmas de alfabetização. A sistematização da pesquisa ocorreu na articulação teoria e prática. Essas investigações e aprofundamentos poderão aprimorar minha prática, contribuindo para a possibilidade de aprendizagem, desenvolvimento global e desempenho social dos meus educandos.
Keywords: Alfabetização
Arte
Visualidade
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6685
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40351006.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.