Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6732
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Dinamização de sala de leitura |
Authors: | Andrade, Andréia Simone de Silva, Déa Alves da Carvalho, Edna Wanzeller de Sousa, Ester Maria Santos de Melo, Fátima Gardênia Ferreira G. de Santiago, Ligia Gomes de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Xavier, Odiva Silva |
Abstract: | A literatura é essencial à educação, uma vez que ela permite uma experiência inigualável em que emoção e razão se misturam no prazer. Por essas razões, a presente pesquisa tem por objetivo principal refletir sobre a sala de leitura no contexto escolar, na perspectiva do desenvolvimento de competências e da integração da comunidade escolar. Por esse motivo é importante que a escola disponibilize um espaço privilegiado para promover e estimular momentos de leitura por parte dos alunos, a sala de leitura. Para composição da mesma foi adotado como metodologia na linha da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde procuramos confrontar a teoria com a prática. O questionário e a observação foram os instrumentos utilizados para coletas de dados. A análise dos dados coletados revelou que apenas 30% de dez escolas pesquisadas dispõem de professores que atuam em salas de leitura e desenvolvem projetos, a fim de promover e estimular a leitura entre os alunos. Conclui-se a partir da pesquisa que a educação não prioriza a formação de leitores, entretanto, é importante tomar iniciativas, apesar de ainda não haver uma cultura que extrapole a visão simplista de educação e de que a aprendizagem não ocorre apenas na sala de aula. É necessário repensar sobre o papel da biblioteca escolar, ampliando as possibilidades de trabalho em seu espaço, além de facilitar e promover o acesso de pais, alunos, professores e comunidade local, bem como envolvê-los nos projetos e organização da mesma. |
Keywords: | Biblioteca escolar Leitura Dinamização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6732 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40350426.pdf | 233.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.