Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6740
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino da história e cultura afro-brasileira nas séries iniciais
Authors: Cruz, Elivania da Silva
Bezerra, Fabiana Alves
Amaral, Hosania Meira
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso, Sainy C. B.
Abstract: O trabalho aqui apresentado busca realizar uma pesquisa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas Séries Iniciais, visando a constituição de uma identidade social no cidadão. Trata-se então, de uma discussão a respeito das tendências no ensino de História, reconhecendo a necessidade de se contribuir para a efetivação da lei n° 10639 e resgatando o valor e o respeito devido aos negros e a sua cultura. Apoiados em uma importante base teórica, desenvolvemos metodologias para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira para as Séries Iniciais por meio de dinâmica de imagens, proposição de questionários para os professores da Escola Classe 116 e Centro de Ensino Fundamental 403, ambas de Santa Maria, além de analisarmos três livros didáticos utilizados atualmente em escolas públicas do Distrito Federal. Analisando por perspectivas históricas do ensino de História no país e embasadas em discussões a respeito das relações entre a construção da identidade e a auto-estima negra, tivemos como resultado dos relatos dos professores e da análise da estrutura dos livros didáticos utilizados atualmente, apenas a reafirmação dos estereótipos e preconceitos enraigados na sociedade brasileira. Sendo assim, podemos concluir que a formação constante do educador auxiliar muito no trabalho de valorização e construção da identidade social e racial dos alunos. Uma escola eficientemente democrática tem como objetivo primordial a transformação e a superação das desigualdades sociais, recolocando os indivíduos não só os afro-descendentes, mas todos os brasileiros na história como cidadãos plenos.
Keywords: Autoestima
Identidade
Formação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6740
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40351497.pdf14.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.