Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6741
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gestão da sala de aula: a autoridade do professor e o fazer pedagógico frente às novas demandas sociais |
Authors: | Miziara, Fernanda Martins Bitencourt, Magali de Paula Abreu, Márcia Sousa de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Xavier, Odiva |
Abstract: | O presente trabalho trata da temática que envolve a autoridade do professor em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi o de investigar e analisar as relações de lideranças vivenciadas entre professores e alunos de escola pública, tendo em vista verificar a influência da relação professor-aluno na formação cognitiva, afetiva e social dos educandos. Aborda, ainda, um pouco da trajetória das relações vivenciadas entre professor e aluno e as influências causadas pelas transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e que influenciaram as instituições família/escola, considerando as dimensões sociais e psicológicas. Para alcançar o objetivo proposto, utilizamos a abordagem qualitativa e as técnicas de coleta de dados: a observação e o questionário. Como resultado da pesquisa empírica e da análise dos dados obtidos a partir do referencial teórico, conclui-se que a vivência caracterizada pelo diálogo sistemático promove melhor interação na relação professor-aluno, superando as situações de conflito surgidas no processo de ensino-aprendizagem e promovendo o desenvolvimento global do educando. Para viabilizar essa vivência faz-se necessário desvincular disciplina do conceito de ordem. Essas informações vão ao encontro do que dizem os autores: Aquino, Furlani e Zagury entre outros. |
Keywords: | Autoridade do professor Relação professor-aluno Liderança docente |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6741 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40351739.pdf | 131.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.