Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6747
metadata.dc.type: Monografia
Title: A leitura como fonte de prazer e/ou desprazer
Authors: Oliveira, Lucimar Soares de
Nascimento, Maria de Jesus Barbosa
Lobo, Maria Gilvan de Sousa
Bruno, Maria José de Oliveira
Nunes, Mônica de Freitas
Abstract: O Trabalho de Conclusão de Curso que tem por tema “A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E/OU DESPRAZER”, aborda a temática que atualmente tem sido alvo de debates e discussões, que é o desenvolvimento da leitura em sala de aula e fora dela. Observa-se que, nos dias atuais, os alunos não demonstram interesse pelas atividades de leitura, assim como os professores não apresentam motivação para realizar este trabalho, que é fundamental para a formação do cidadão crítico. Percebe-se que o trabalho com a leitura tem sido feito de forma tradicional, mecânico e fora da realidade das crianças. A leitura em sala de aula tem sido transformada em uma obrigação didática, e consequentemente uma fonte de desprazer. Visando a incentivação à leitura, na tentativa de resgatar o gosto pela mesma e transformá-la em uma atividade prazerosa, foi desenvolvida a pesquisa - ação com abordagem qualitativa, com o intuito de coletar e analisar dados sobre como está sendo realizada a leitura na escola, bem como o interesse e a motivação de alunos e professores. Além disto, a pesquisa propiciou a fundamentação teórica sobre a prática prazerosa de leitura; o resgate do interesse, da motivação e do hábito de leitura; a promoção de momentos de leitura com diferentes gêneros literários; o desenvolvimento de dinâmicas e de técnicas de leitura compartilhada; a ludicidade nas atividades a fim de resgatar o gosto pela leitura e o estímulo à imaginação e a criatividade. A pesquisa foi desenvolvida por professoras das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de cinco Escolas Públicas do Distrito Federal, situadas nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Samambaia e Santa Maria. Foi aplicado um questionário aos professores das escolas mencionadas e uma conversa informal com os alunos para a coleta de dados; foi realizado o Chá Literário, bem como atividades e dinâmicas de leitura. Sabendo que a leitura é um importante meio para a reconstrução de uma sociedade livre e justa, foi relevante realizar esta pesquisa tendo em vista que a reflexão sobre a prática pedagógica é necessária para o processo de formação acadêmica.
Keywords: Leitura
Educação
Cidadania
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6747
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40353150.pdf220 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.