Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6755
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O papel dos contos de fadas na educação da criança |
Authors: | Ávila, Maria das Dôres Cunha Mattos, Oneida de Marcos R. M. Rodrigues, Sandra Bruna de F. Bernardes, Selma Cristina |
metadata.dc.identifier.orientador: | Vitorina Angélica Montelo Zinato |
Abstract: | A presente pesquisa trata do “Papel dos Contos de fadas na Educação da Criança” e tem-se como objetivo central investigar como tem sido utilizado os contos de fadas, compreendendo qual a influência dos mesmos no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, lançou-se mão da metodologia da pesquisa-ação onde relacionou-se a teoria estudada às informações obtidas por meio de entrevistas individuais e episódicas, observação participante registrada em um diário de campo, análise de fotografias realizadas em uma Escola Classe de Taguatinga-DF, por intermédio do projeto: “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto” e teve como participantes o grupo de 25 (vinte e cinco) turmas de alunos de Educação Infantil (06 anos) à 4ª série do Ensino Fundamental e seus respectivos professores e a contadora de histórias que é uma das professoras pesquisadoras. Os resultados obtidos foram de acordo com a realidade que se conhece mesmo: professores usam os contos de fadas no seu cotidiano e conhecem sua importância, mas não exploram na sua potencialidade. Em fim, conclui-se que deve-se contar história porque elas desenvolvem habilidades cognitivas, afetivas, psicossocial, favorecendo suas relações intra-pessoal e interpessoal. |
Keywords: | Fantasia da criança Papel dos contos de fadas nas séries iniciais Criatividade e inventividade |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6755 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40353592.pdf | 358.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.