Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6775
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldade de leitura e escrita no processo de alfabetização um estudo na classe de aceleração
Authors: Carneiro, Ítala Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: Nesta monografia pretendeu-se acompanhar e compreender os problemas de aprendizagem evidenciados por alunos do ensino fundamental. No decorrer da pesquisa buscaram-se dados para analisar o domínio básico do processo da dificuldade da leitura e da escrita na alfabetização, por meio das classes de aceleração, buscando-se subsídios para a melhoria da educação. O método adotado foi de cunho qualitativo e o instrumento utilizado foi à entrevista semi-estruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da região administrativa de Guará, Brasília-Distrito Federal, das séries iniciais do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram cinco professores. As categorias selecionadas foram: processo de aceleração; classe de aceleração e classe regular; dificuldades de aprendizagem; recursos metodológicos; e dificuldades no processo de alfabetização. Os principais resultados desse trabalho foram: o programa de aceleração da aprendizagem é uma alternativa pedagógica diferenciada, buscando substituir a pedagogia da repetência pela pedagogia do sucesso; as professoras em geral, com seus relatos, mostraram dificuldades nas classes de aceleração (alunos com uma seqüência de reprovação); diferentes níveis de conhecimento; e faixa etária muito diferenciada; as professoras relataram que suas principais dificuldades de aprendizagem são com alunos que possuem distúrbios; todas as professoras têm sua metodologia voltada para um recurso de fixação; Dificuldades e problemas de aprendizagem podem não estar na criança e sim em seu ambiente, como na família ou na própria escola; e também, algumas vezes a queixa do rendimento escolar não expressa uma deficiência da criança e sim uma inadequação das propostas educacionais. Acredita-se que com a superação de tais problemas a educação formará cidadãos mais dignos e críticos.
Keywords: Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
Leitura e escrita
Classe de aceleração
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6775
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20362411.pdf73.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.