Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6775
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Dificuldade de leitura e escrita no processo de alfabetização um estudo na classe de aceleração |
Authors: | Carneiro, Ítala Medeiros |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | Nesta monografia pretendeu-se acompanhar e compreender os problemas de aprendizagem evidenciados por alunos do ensino fundamental. No decorrer da pesquisa buscaram-se dados para analisar o domínio básico do processo da dificuldade da leitura e da escrita na alfabetização, por meio das classes de aceleração, buscando-se subsídios para a melhoria da educação. O método adotado foi de cunho qualitativo e o instrumento utilizado foi à entrevista semi-estruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da região administrativa de Guará, Brasília-Distrito Federal, das séries iniciais do ensino fundamental. Os participantes da pesquisa foram cinco professores. As categorias selecionadas foram: processo de aceleração; classe de aceleração e classe regular; dificuldades de aprendizagem; recursos metodológicos; e dificuldades no processo de alfabetização. Os principais resultados desse trabalho foram: o programa de aceleração da aprendizagem é uma alternativa pedagógica diferenciada, buscando substituir a pedagogia da repetência pela pedagogia do sucesso; as professoras em geral, com seus relatos, mostraram dificuldades nas classes de aceleração (alunos com uma seqüência de reprovação); diferentes níveis de conhecimento; e faixa etária muito diferenciada; as professoras relataram que suas principais dificuldades de aprendizagem são com alunos que possuem distúrbios; todas as professoras têm sua metodologia voltada para um recurso de fixação; Dificuldades e problemas de aprendizagem podem não estar na criança e sim em seu ambiente, como na família ou na própria escola; e também, algumas vezes a queixa do rendimento escolar não expressa uma deficiência da criança e sim uma inadequação das propostas educacionais. Acredita-se que com a superação de tais problemas a educação formará cidadãos mais dignos e críticos. |
Keywords: | Dificuldade de aprendizagem Alfabetização Leitura e escrita Classe de aceleração |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6775 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20362411.pdf | 73.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.