Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais a Dislexia |
Authors: | Silva, Edineide Pereira da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | O professor deve compreender a aprendizagem, o desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem das crianças das séries iniciais. A dislexia este foi o tema escolhido para este trabalho de conclusão do curso de graduação. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar o trabalho do professor com a criança disléxica. O enfoque desta monografia foi voltado para a abordagem qualitativa, pois houve o contato direto do pesquisador com o ambiente e com a situação que estava sendo investigada, através do trabalho de campo. Este trabalho ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal localizada na região administrativa do Paranoá, cujos participantes foram 4 docentes das séries iniciais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi questionário. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados coletados foram: conceituação de dislexia; interferência da dislexia na aprendizagem; características da dislexia; procedimentos diante do aluno disléxico; e escola/ família no trabalho com a dislexia. Professora :Buscou maiores informações sobre a Dislexia;Procurou trabalhar as diferenças com a turma, obtendo melhor compreensão do comportamento da criança;O aluno teve concentração por mais tempo;Melhor relacionamento com os colegas;Participação ativa das atividades propostas.Resultados Como consideração final, pode-se dizer que foi possível verificar a importância do desenvolvimento da criança em sala de aula e o entusiasmo em querer saber mais. Quando isso ocorre, a criança começa a adquirir, também, a capacidade de viver em grupo, posicionar-se melhor diante dos problemas e encontrar alternativas ou respostas, dentro das necessidades. A partir disso, a criança começa a assumir sua função de cidadã dentro da sociedade. É importante a adoção de metodologias de ensino, por parte dos educadores, para o estímulo dessas habilidades. Sugere-se aos professores que explorem e estimulem, ainda mais, as crianças que possuem essa dificuldade de aprendizagem - a dislexia. |
Keywords: | Aprendizagem Dislexia Dificuldade de aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20312870.pdf | 129.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.