Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6808
metadata.dc.type: TCC
Title: A criança e a escrita nas séries iniciais contribuições para seu desenvolvimento
Authors: Lago, Lílian Ribeiro Alves do
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: Esta monografia foi realizada com o objetivo de investigar e expressar algumas reflexões teóricas acerca da escrita da criança nas séries iniciais, pois muito tem se falado sobre a escrita e como a criança evolui no decorrer dessa fase. O estudo levou em consideração os pressupostos teóricos sócio-interacionistas e construtivistas, baseados em Piaget e Emília Ferreiro. Do desenho ao simbolismo da escrita, a criança precisa fazer algumas descobertas. Esta pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram livros, entrevistas com professores da rede particular de ensino da Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. As categorias escolhidas para a análise e discussão dos dados foram: Como inicia o trabalho de identificação\diagnóstico com a criança no primeiro momento do letramento. Procedimentos importantes para um trabalho eficiente nesta aquisição; Que metodologias são utilizadas pelo professor durante este processo de trabalho; Comente sobre a importância /do professor ter conhecimento profundos sobre a criança (fases) e a escrita; Projetos\atividades promovidas pela escola para desenvolver de forma eficiente e segura a aquisição e evolução da escrita;Comente sobre as dificuldades identificadas durante o processo de trabalho e qual a atitude do professor para solucioná-las;O papel da família no estímulo da aquisição do letramento da criança; As análise e discussão dos dados levaram aos seguintes resultados: As professoras, em sua maioria, respondeu que inicia-se o trabalho de identificação com a criança no primeiro momento do letramento, por meio de observação e relatórios. Já em relação às metodologias utilizadas, responderam que são utilizadas diversas metodologias durante este longo processo. Com relação à importância do professor ter conhecimentos profundos sobre a criança e a escrita todas as professoras afirmaram que este conhecimento é indispensável nessa faixa etária, para a aquisição e evolução da escrita. Já se tratando das dificuldades os professores em geral buscam sanar estas dificuldades, proporcionando uma parceria maior com a família e oferecendo um atendimento mais individualizado.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6808
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20511960.pdf309.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.