Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6814
metadata.dc.type: TCC
Title: A aquisição da leitura na formação crítica do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Dutra, Érika Cristina Jorge
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: O assunto abordado é sobre a “Aquisição da leitura na formação crítica do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental”. Tem como objetivo investigar quais os subsídios oferecidos pela escola na formação de leitores críticos. A abordagem utilizada no decorrer do trabalho baseou-se na pesquisa qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista, aplicada a quatro professoras. As categorias selecionadas para análise e discussão dos dados foram: a importância da leitura; orientação para criticidade; instrumentos utilizados; atividades utilizadas; trabalho após leitura; sugestões de livros; dificuldades encontradas; e sugestões de desenvolvimento da leitura critica. Os principais resultados encontrados foram: a metodologia do professor e a utilização de recursos motivadores levam os alunos a uma melhor compreensão das palavras; cabe aos educadores promover atividades que possibilitem o melhor desenvolvimento da criatividade, uma vez que despertam interesse e prazer nas crianças, desenvolvendo a imaginação e a expressão das idéias; os recursos motivadores que provocam mais interesse nos alunos facilitam o aprendizado; e é importante se trabalhar a literatura infantil, pois ela desenvolve não apenas a imaginação das crianças, como também permite que elas comecem a refletir e interpretar desenvolvendo a criticidade. Cabe aos educadores desenvolver esse tipo de leitura e estimular sempre a leitura crítica para promover uma formação mais digna.
Keywords: Aquisição da leitura
Dificuldade de compreensão
Criticidade
Leitura crítica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6814
Issue Date: 2008
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20362379.pdf114.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.