Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7129
metadata.dc.type: Monografia
Title: A aprendizagem significativa e o ensino da temática ambiental: produção de cartilha
Authors: Gomes, Queila Barbosa
Abstract: A postura interdisciplinar daquele que ensina gera desafios por meio de competências e potencializa o aluno que converte o saber em habilidades. Contudo, instruir a geração pós- moderna conforme as possíveis práticas ecológicas, não é tarefa fácil. Tendo em vista a relevância científica, social e educacional da legislação ambiental inserida no tema transversal. Abordaremos o conceito ausubeliano sobre a aprendizagem significativa e suas implicações no ensino. Neste trabalho, foi abordado o tema Unidades de Conservação por ser uma questão ambiental atual, pouco abordado nas escolas e em geral tratado de maneira superficial. O foco central, testar a eficácia do processo de ensino de legislação ambiental a respeito das Unidades de Conservação, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, durante a construção de uma cartilha voltada para público do Ensino Médio. O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Universitário de Brasília por alunos do curso de Ciências Biológicas. Foram aplicados questionários visando levantar dados que informe o nível de consciência ambiental e aprendizagem significativa acerca da Lei nº 9.985/2000 que institui o SNUC. A cartilha foi elaborada por 15 participantes. Durante o processo de ensino verificou-se uma evolução na aprendizagem, os alunos apresentaram o real aprendizado significativo. A aprendizagem significativa aconteceu com a organização e interação do material na estrutura cognitiva. Apenas fugindo do parâmetro da aprendizagem arbitrária é possível compreender significativamente. A produção textual da cartilha demonstra que, foi proporcionado a sensibilização e aquisição de conhecimento pelos estudantes através do ensino da referida Lei.
Keywords: Educação ambiental
Unidade de conservação
Aprendizagem significativa
SNUC
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7129
Issue Date: Jun-2011
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20859531.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.